Blog Nathalia Bastos do Vale

Blog sobre biodireito, propriedade intelectual e sustentabilidade

Por que você precisa entender sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

Ao ler esse título você pode estar se perguntando: então sustentabilidade e desenvolvimento sustentável não são a mesma coisa? Eu respondo que não, são conceitos diversos e, por mais que estejam interligados, a diferença é relevante e precisa ser entendida.

Então qual é o significado de cada um e por que precisamos entender sobre eles?

Vamos à primeira parte, explicar a diferença entre os dois termos.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade se refere à ideia de se sustentar, de se manter. Desta forma, a sustentabilidade envolve a noção de equilíbrio e de resiliência, ou seja, a capacidade que um sistema tem de enfrentar as adversidades mantendo as suas estruturas e funções. O equilíbrio e a resiliência implicam na capacidade de se adequar aos impactos, se adaptar, se reorganizar e se renovar. O conceito de sustentabilidade pode se adequar a diversos tipos de sistemas, não só ao meio ambiente, por isso é um conceito de alcance amplo.

Vemos que por mais que o conceito de sustentabilidade se aplique a qualquer sistema, seja ele biológico, químico, econômico, industrial ou ecológico, a palavra sustentabilidade é utilizada, no contexto atual, como um verdadeiro princípio que revela a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais no meio ambiente e a necessidade que o ser humano tem de explorá-los economicamente. A sustentabilidade envolve a discussão a respeito de como a sociedade utiliza o meio ambiente e seus recursos, questionando as formas de exploração e pensando em meios para garantir a preservação dos recursos naturais. Como princípio, a sustentabilidade é também é estruturadora, pois envolve o alinhamento entre pautas econômicas, sociais e ambientais.

E nesse sentido, a sustentabilidade está intimamente ligada à noção de desenvolvimento sustentável, que envolve o crescimento econômico aliado ao bem-estar social e à proteção ambiental.

O que é desenvolvimento sustentável?

A expressão desenvolvimento sustentável surgiu no século passado quando os impactos gerados pela produção de insumos e o consumo acelerado se tornaram amplos e globalizados. O equilíbrio da biosfera estava afetado e percebeu-se que a atuação humana gera impactos negativos ao meio ambiente, o que pode causar uma série de consequências para as gerações presentes e futuras. Então a noção de desenvolvimento sustentável surge como uma forma de tentar solucionar os impactos ambientais e sociais causados pelo crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável está baseado em três pilares: o crescimento econômico, a proteção ambiental e o bem-estar social, pilares esses que precisam estar em equilíbrio.

O desenvolvimento sustentável visa a minimização dos impactos causados pela atividade humana no meio ambiente, mas também reconhece a necessidade de crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Quando falamos em sustentabilidade, precisamos refletir sobre caminhos e alternativas que possibilitem que o sistema no qual vivemos seja capaz de satisfazer as necessidades das presentes e das futuras gerações. E o desenvolvimento sustentável envolve a utilização adequada dos recursos naturais, proporcionando bem-estar para a sociedade, seu objetivo é diminuir a insustentabilidade, através da harmonização dos interesses econômicos, sociais e ambientais, até que se atinja a completa sustentabilidade.

Por que é importante aprender sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

É importante conhecer tais conceitos para começarmos a tomar consciência dos impactos ambientais e sociais que são causados pelo modelo de produção e consumo atuais, que evidentemente causam muitos impactos negativos.

Ao compreender o que é sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, é possível desmistificar a ideia de que, para a sociedade evoluir, é necessário que haja somente o crescimento econômico, altas taxas de PIB e geração de riqueza.

Essa ideia está equivocada pois as sociedades possuem muitas necessidades além da posse de riquezas. O bem-estar de uma comunidade depende do acesso à educação de qualidade, do acesso à saúde, ao saneamento básico, à alimentação de qualidade e balanceada, à segurança, ao incentivo à cultura, dentre outros fatores que incluem, também, o meio ambiente equilibrado.

A existência de tais fatores de bem-estar não necessariamente está ligada à presença de grandes indústrias ou de expressivo mercado econômico. Existem muitos países industrializados e de grande economia que não garantem a toda a sua população os bens materiais necessários a uma vida digna. O Brasil é um exemplo, pois ainda carece de infraestrutura e saneamento básico em algumas regiões, além de ter baixos índices de qualidade na saúde e na educação.

Desta forma, a persistência de problemas mundiais como a fome, a pobreza, a violação de liberdades e outros direitos individuais, situações que estão presentes tanto em países com altas taxas de crescimento econômico quanto os de média e de baixa, demonstra que o crescimento econômico não pode ser visto como o único fator para o desenvolvimento, já que não garante, por si só, uma qualidade de vida satisfatória.

É importante que a gente entenda que a evolução da sociedade não poderá ser alcançada sem a garantia de um mínimo de bem-estar para as populações. E o meio ambiente equilibrado é imprescindível para se atingir essa meta, por isso a conscientização da prática da sustentabilidade é essencial.

Assim, conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável é importante para que a gente entenda que ele não envolve só a diminuição do impacto ambiental nas atividades econômicas. Ele é muito mais complexo e envolve a análise e a reformulação de todas as estruturas da sociedade.

E, o mais importante, é que a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável buscam mostrar que a proteção ambiental e as pautas sociais não são antagonistas ao crescimento econômico. Não é preciso anular um para se alcançar o outro, eles estão interligados e são complementares.

Existem muitos fatores que envolvem a busca pela sustentabilidade do planeta e um documento muito interessante é a Agenda 2030 da ONU, que elenca diversas metas que os países devem para se atingir um desenvolvimento sustentável.

Vou falar de cada uma das metas da agenda 2030 em posts semanais que começarão na próxima semana.

Aguardem!

Nathalia Bastos do Vale

Olá, eu sou a Nathalia, advogada e mestre em Direito Ambiental. Sou apaixonada por direito, sustentabilidade, tecnologia e design. Neste blog pessoal você encontra conteúdos aprofundados e didáticos sobre tudo que envolve o Direito e a inovação.

6 comentários em “Por que você precisa entender sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável?

  1. Muito interessante. Eu como muitas pessoas, acham que sustentabilidade e desenvolvimento sustentavel, são a medma coisa. Tai a diferença.

  2. O conhecimento sobre esta temática é essencial para que possamos buscar formas de desenvolvimento sustentável. Parabéns pelo trabalho!
    Fiquei interessada no comentário da colega sobre o racismo ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo