Blog Nathalia Bastos do Vale

Blog sobre biodireito, propriedade intelectual e sustentabilidade

Lançamento do meu livro: Herança da vida – reflexões ético-jurídicas acerca do Patrimônio genético

Escrevo o post de hoje com extrema felicidade! Estou lançando, pela primeira vez, um livro completo escrito por mim e pela minha cara colega Simone. Esse livro foi fruto de intensas pesquisas que fizemos durante e após o mestrado. Nós estudamos na mesma instituição de ensino e participamos do mesmo grupo de pesquisa, o CEBID, que tem foco no biodireito e na bioética.

Este post tem o objetivo de apresentar o livro para vocês.

Sinopse do livro

O livro tem como objetivo principal trazer reflexões sobre o patrimônio genético humano e sua relação com o meio ambiente. Leia a sinopse:

A infindável capacidade humana de produzir conhecimento e gerar técnicas e tecnologia abre possibilidades inimagináveis. Uma delas é a investigação e manipulação das mínimas partes dos seres vivos, o seu patrimônio genético. A temática do patrimônio genético comporta vieses contraditórios. Interesses econômicos colidem com interesses de grupos tradicionais cujos vínculos com a natureza transcendem o caráter material, adquirindo uma concepção divina. Por outro lado, medidas relacionadas ao patrimônio genético humano enfrentam discussões éticas, culturais e mesmo religiosas. Certa, contudo, é a necessidade de regulação e instauração de medidas concretas para a preservação, através do uso adequado e consciente, dos recursos biológicos.

Este livro surge da conjunção de interesses de duas pesquisadoras que propõem uma abordagem da tutela do patrimônio genético em todos os seus aspectos. Inclui-se, aqui, o patrimônio genético humano, afinal, há que ser reconhecer que a vida na Terra é interdependente e o ser humano não está em um patamar distinto dos outros seres.

É importante considerar a (re)vinculação do patrimônio genético humano com o meio ambiente. A humanidade precisa compreender-se como um integrante do meio ambiente e não como um ser superior, acima da natureza e capaz de manipulá-la. Fazemos parte da biodiversidade e participamos de ativa e passiva de todos os processos e interações. Modificamos o meio ambiente na mesma medida em que o meio ambiente nos transforma.

Um pouco da história desse livro

Esse livro foi inicialmente ideia da minha amiga Simone. Durante o mestrado, nós duas participamos de um grupo de pesquisa voltado à bioética e o biodireito, o CEBID. Então, discutir a respeito do patrimônio genético era algo bem frequente.

Eu sempre me interessei por essa área da genética e nunca pensei que poderia aliar isso ao Direito, até descobrir a vinculação entre bioética e propriedade intelectual no final da minha graduação em Direito. Minha monografia foi neste tema e, quando entrei para o mestrado em direito ambiental, eu quis explorar ainda mais esse assunto. E foi o que fiz.

Confesso que a pesquisa que fiz no mestrado não foi fácil. E acredito que é por isso que eu tenho tanto orgulho dela. Porém, meu trabalho não teve tanta visibilidade desde que o defendi. E isso é algo que infelizmente acontece.

Por isso, quando a Simone me convidou para escrever o livro com ela, eu vi uma oportunidade de dar mais visibilidade ao meu trabalho e às minhas pesquisas. E isso não tem preço!

O tema do nosso livro é fascinante e ao mesmo tempo denso. Isso porque ele envolve muitas áreas do conhecimento como direito ambiental, propriedade intelectual, genética, biologia, ecologia e ética. Acho que essa complexidade que me atraiu e que também atrai a minha querida co-autora.

O que me motivou a mergulhar nessa trabalhosa pesquisa foi a minha grande fascinação com essa parte de nós (genes) que é tão microscópica mas tão complexa. O nosso patrimônio genético é o que nos compõe biologicamente e, junto à influência do meio ambiente, é o que nos faz ser nós mesmos. Em toda a nossa singularidade como indivíduos e nossa similaridade com outras espécies.

Dessa forma, esse livro busca compilar e colocar em uma referência só, todos os aspectos relacionados ao patrimônio genético humano. E é uma obra única e muito completa. Você não irá encontrar um livro que trata de forma tão aprofundada e interdisciplinar esse tema.

Então, convido vocês a nos acompanharem nessa interessante e necessária discussão sobre o nosso patrimônio genético e o meio ambiente que nos rodeia. Você pode adquirir o livro no site da Editora Dialética, é só clicar neste link.

Nathalia Bastos do Vale

Olá, eu sou a Nathalia, advogada e mestre em Direito Ambiental. Sou apaixonada por direito, sustentabilidade, tecnologia e design. Neste blog pessoal você encontra conteúdos aprofundados e didáticos sobre tudo que envolve o Direito e a inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo